As 3 mais conhecidas comunidades portuguesas são a UFP (united Friends of Portugal), os MZ Ubistas e a Comunidade de Alcains.
Todas elas são um motor de desenvolvimento do jogo.
Têm os seus fóruns de ajuda e de discussão de temas e igualmente criam as suas competições internas.
A UFP fundada por pulinheira e peter_milk vive hoje uma fase de reorganização interna após a saída da administração de allez_fc. Uma das imagens de marca desta comunidade são os campeonatos internos e a Taça UFP.
Os Ubistas são uma comunidade específica e que gira em torno dos alunos e ex-alunos da Universidade da Beira Interior.
Lendo o post colocado no fórum percebe-se que também tem as suas competições e volta e meia tratam de marcar alguns jantares (em regra bem regados) para confraternizar e falar de MZ.
A comunidade de Alcains é um mundo menos visivel sabendo-se contudo que abrange especificamente jogadores da zona de Alcains e que também tem as suas competições.
As comunidades poderiam e deveriam servir para fins pedagógicos, isto é, sensibilizar os mais novos que o jogo é muito mais interessante quando é jogado de forma limpa e que a batota é um caos a erradicar, e quem cai nessa tentação mais cedo ou mais tarde é apanhado.
Existe em muitas cabecinhas a ideia de que as comunidades podem servir de protecção e como tal, alguns inscrevem-se para ver se ficam debaixo do guarda-chuva protector.
Se somarmos os membros que se encontram inscritos nas 3 comunidades - cerca de 240 na UFP + 50 (+/-) nos Ubistas + 40 (+/-) em Alcains, chegamos ao nº redondo de 330 jogadores de MZ.
O que destingue as comunidades uma das outras?
Sinceramente não sei.
Sei sim o que as une : as competições.
Para melhor se perceber o estado actual e aquilo que elas mesmo pensam foi solicitado a cada uma delas que respondessem a uma pequena entrevista.
Aguarda-se a resposta sobre o pedido que se espera seja positivo.
Abraços e palmadas nas costas!!!!!!!